sábado, 26 de setembro de 2015

Oi do Canada!!!

Ooooi! Tudo bem?
Estive muito ocupado com muitas coisas, mas claro que tenho que reservar um tempo para compartilhar minhas histórias e experiências com vocês aqui no blog e na fanpage*.
Em breve estarei postando os “TOPS 10”. É um top de coisas que mais gosto ou que mais odeio aqui no Canadá e sobre os canadenses. Mas por agora vou falar como está sendo esse final de primeiro mês aqui em Medicine Hat. Sim, já tá se passando um mês que estou aqui. E está passando muito rápido!! Pow, parece que cheguei aqui ontem.
Bom, mas com esse pouco tempo aqui, já conheci muitos lugares, muitas coisas novas e tive muitas experiências divertidas e legais com meus amigos.
O primeiro lugar que fui junto com meus colegas brazucas, foi o jogo de Fotebol Americano que teve.  Nossa escola, MHHS (Medicie Hat High School) contra um time de uma cidadezinha aqui perto.


Eu, Gleyce, Helloyse, Allícia e uma little torcedora.



Jogo rolando. Realmente prefiro o futebol, soccer.

Futebol americano ou WWE. A única coisa legal em se assistir esse jogo, é quando os caras se jogam um em cima do outro. Kkkk.
No final da semana passada eu e os Brazucas fomos para o shopping da cidade. Então, nós passamos bastante tempo lá. Visitamos todas as lojas, compramos, brincamos e comemos bastante.


Chegando no shopping. Eu, Helloísy, Gleyce, Allícia, Emanueal, Igor e Felipe.


Escolhendo as fantasias para o Hallowen:


Eu e Allícia.


Emauel.


Emanuel e Helloísy.

Pela primeira vez eu comi POUTINE, uma comida exclusivamente canadense, que só existe aqui.


Todos no POUTINE.

POUTINE é feito com batata frita, queijo e um molho.
  
Depois do shopping, nós fomos na Pizzaria. Não sabíamos que era a pior e mais cara da cidade. Kkkkk. Bom, pedimos a pizza pensando que era muito gostosa, como na foto. Quando chegou, vimos uma plantação inteira de vegetais em cima dela.
Acho que vocês devem saber quanto está o dólar. Bom, essa pizza foi nada mais, nada menos que $61,00.


Na pizzaria.



Bom gente, esses foram alguns dos lugares que ja fui. Mais na frente, estarei postando mais lugares daqui. Fiquem ligados no blog!!!
Se tiverem alguma duvida ou alguma sujestao para o blog eh so deixar aqui!! Valew e ate a proxima!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Canadá - Primeiras impressões

Olá! Como estão? Bem, nesse post eu vou falar como foram meus primeiros dias aqui no Canadá. Falarei um pouco sobre tudo. Espero que gostem e comentem, se tiverem alguma dúvida é só deixar aqui ou na fanpage no facebook.

Canadenses - Em relação a aparência, eles são todos brancos e tem os olhos claros. São atenciosos, mas um pouco tímidos.

Educação - As pessoas mais educadas do mundo, acho que tem uma pesquisa sobre isso. Bom, vou contar um fato que aconteceu comigo que comprove isso. Eu estava no meu segundo dia de aula na escola, enorme escola, eu não sabia qual corredor pegar. Tava realmente perdido. Pedi ajuda a um carinha que ia passando e ele pegou em minha mão e foi me deixar na minha sala, detalhe, a sala dele era no sentido contrário.

Limpeza - Desde quando cheguei aqui, ainda não vi nenhum lixo jogado na rua, nenhuma embalagem de bombom ou de refri. Na verdade, eles odeiam sujeira.

Casa - Por conta do frio, todas as casas e ambientes fechados tem um sistema de aquecimento, a "calefação". E uma coisa que eu gostei bastante e não sabia, todas as casas aqui tem uma parte dentro do chão, tipo Minecraft. Dizem que pra caso ocorra tornado e pra casa ficar maior.

Alimentação - Vou falar como é, normalmente, minha alimentação diária aqui. No café da manhã eu como Waffles ou Cereal. No almoço, normalmente é Sanduíche ou pizza com refrigerante. No jantar, a refeição principal, normalmente é comida saudável.

Escola - Bom, minha escola é enorme. O horário é de 9:00 às 15:35. Diferente das escolas no Brasil, aqui são os alunos que mudam de sala e não os professores. Nas salas de aula os estudantes realmente fazem algo, não ficam conversando, perdendo tempo.

Ônibus - Apesar de eu já ter perdido o ônibus três vezes na mesma semana, duas no mesmo dia, o ônibus é bem legal. Passam músicas bem massas e não vão lotados. Tem um horário certo para sair e voltar.



Roupas - Amei esse lado dos Canadenses, ele NÃO tem "frescura" em relação a repetir de roupa e NÃO ficam falando, comentando sobre o que as pessoas vestem ou deixam de vestir. O tempo é precioso. Eu realmente amo eles por isso. Cuidam de suas vidas e não se importam com as dos outros.

Tempo - Minha cidade é a mais ensolarada do Canadá. Minha host mother costuma dizer que aqui é dos 40ºC para os -40ºC. Uma coisa que achei engraçado é que com um frio de 5ºC tem meninas que vão com Shortinhos e blusa pra escola. Eu não sabia que aqui o sol só ia embora às 20:30. A diferença de horário com o Brasil são de 3 horas.

Segurança - Além de poder andar nas ruas tranquilamente, os canadenses são super confiáveis. Um dia eu fui para o clube e deixei meu celular e dinheiro em um armário, sem porta, quando eu voltei estavam do mesmo jeito que deixei. Ou seja, eles não mexem se não os pertencerem.

Enfim, estou amando tudo aqui nesse maravilhoso país. Gostaria de agradecer a todas as peassoas que acompanham o blog. O motivo dele existir é você. Obrigado e até a próxima.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Viagem para o Canadá - PGM

Bom, acho que vocês vão passar bastante tempo lendo esse post. Vamos lá...
Vou lhes contar como foi a viajem do Brasil pra cá! Beeeem cansativa.
Vocês sabem que moro (morava) em Araripina, a cidade mais longe do Recife de todo o estado. Bom, eu tinha que ir pra Recife, de Recife tinha que ir para a Cidade do Panamá, da cidade do Panamá tinha que ir para Toronto, tinha que ir para Calgary e enfim, para Medicine Hat.

Araripina - Recife - Cidade do Panamá - Toronto - Calgary - Medicine Hat.

Durante esse post você vão ver como eu sou bem atrapalhado. Ainda em Araripina eu ia perdendo o ônibus para Recife, mas deu tudo certo. Eu peguei o ônibus às 20:30. Paramos em Custódia e Caruaru. Cheguei em Recife às 8:30, o seja, 12 horas dentro de um ônibus.  Da rodoviária, peguei um táxi para o aeroporto. Cheguei lá as 9:00. Meu embarque seria só às 1:33. Então eu tive que passar todo esse tempo no aeroporto. Ah, detalhe, eu fui para Recife sozinho.
Gente, eu acho que se eu tivesse sem meu celular, eu teria enlouquecido de tédio. Passei o tempo jogando, comendo, vendo os aviões e conversando pelo face.

Bom, depois de bastante tempo sem "fazer nada", alguns intercâmbistas foram chegando. A primeira pessoa que eu vi, foi um carinha de Petrolina. Ficamos esperando outras pessoas chegarem. Fernando, um amigo meu, também de Petrolina, chegou com um grupo. Depois não parou de aparecer intercâmbista. Tavam saindo de todo lugar. Rsrsrsrs... E enfim, alguém que iria pra mesma cidade que eu, Ângelo. Finalmente o pessoal do PGM chegou, subimos para o 1º andar do aeroporto onde recebemos fardas, o crachá, os documentos, e alguns materiais de divulgação. Eu não tinha recebido minha mala na GRE.


Então, eu tive que organizar minha mala já no aeroporto pouco antes de embarcar. Bom, nós tinhamos que vestir a a farda do programa. Fui com Igor, amigo também da minha cidade, no banheiro pra trocarmos de roupa e como eu sou um  "pouco" atrapalhado, esqueci meu crachá na porta do vestiário, só vim lembrar quando a mulher do PGM perguntou onde ele estava. Kkkkk. Saí correndo pro banheiro e felizmente ele ainda estava lá! :) Ela chamou a atenção de todo mundo e falou: "Olha, esse daqui esqueceu o crachá!! Ele já ia voltar pra Araripina ainda hoje. Portanto não tirem nunca do pescoço!!!". Depois fizemos o check in. Até aqui eu já tinha encontrado todo mundo que iria para a mesma cidade.




Na fila pra fazer check in em Recife.


Essa é a foto que todo estudante do PGM quer sair. A foto oficial.


Pessoal de Medicine Hat, quase no embarque. (Desculpem a má qualidade.)

Bom, agora é o momento de calcular quantas horas eu passei viajando. Saí de Araripina às 20:30 e cheguei em Recife às 8:30. Peguei um táxi, 30 min., até o aeroporto. No aeroporto esperei das 9:00 até as 1:30, quando o avião saiu. Chegamos na cidade do Panamá às 6:30 e esperamos 12 horas até que o embarque para Toronto saísse. O avião saiu às 18:30, chegando em Toronto às 1:30. Esperamos mais 3 horas até o outro avião sair para Calgary. O avião saiu de Toronto às 4:30, chegando em Calgary às 8:30. Depois, pegamos um carro para o nosso último destino, Medicine Hat. De Calgary para Medicine Hat foram mais 3:30 horas. O resultado disso tudo, sem alterar o fuso horário são: 59 horas e 6 minutos. Dois dias, duas noites e 11 horas.

Agora vamos à algumas fotos dessa longa viagem.



Intercâmbistas no avião indo para a Cidade do Panamá.


Imagem mostrando nossa localização, partida e destino.


Chegando no Panamá.


Intercâmbistas descansando.

Antes de irmos para a próxima foto, gostaria de lhes contar uma história que aconteceu comigo no aeroporto do Panamá. Bom, como a maioria dos intercâmbistas que estavam dormindo, eu também dormir, sentado na cadeira, imóvel, super cansado. Meu sono tava tão "pesado" que me trolaram... Isso mesmo, fizeram uma pegadinha comigo. O Ângelo e o Emanuel pegaram uma bolinha de chocolate, abriram minha boca e colocaram dentro. Isso tudo, gravando! Eles depois me acordaram e contaram o que aconteceu. Disseram que eu cuspir a bolinha e continuei a dormir. Kkkkk.


Esperando o último voo, para Calgary.


Sobrevoando o Canadá.


Calgary vista de cima.


Todos no carro indo para Medicine Hat. Todos dormiram.

Bom, essa foi minha viagem de Araripina para minha nova cidade, Medicine Hat. Tudo ocorreu bem, graças à Deus. Logo estarei postando como foi minha recepção aqui e primeiro dia de aula.


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Do Canadá - Obrigado

De volta, depois de alguns dias sem escrever, estou aqui novamente.

E agora aqui no Canadá. Cheguei no dia 29/08/2015. Reservei esse post para agradecer. Primeiro quero agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade de conhecer um novo mundo, novas pessoas, de estar aqui. Sou muito agradecido por isso e por ele está me dando sabedoria e saúde. Gostaria de agradecer a minha família por ter me ajudado a conquistar esse sonho. A minha mãe e meu pai que fizeram o possível e o impossível para mim estar aqui. Gostaria de agradecer também aos professores que me ajudaram, a diretora e a todos os amigos da escola que realmente acreditam que sou capaz, a todos que me ajudaram até com uma palavra. Tenho que agradecer também ao governo de Pernambuco que está proporcionando esse sonho a muitos jovens. Meu muito obrigado a todos.




Despedidas


Bem, tive algumas despedidas. No meu último domingo no Brasil, nesse ano, David e sua família prepararam um almoço mais que especial pra mim. Cara, eu gostei de verdade!!! Thank you David.

Como se fosse um dia normal eu fui pra escola, fiz atividades, conversei com amigos, professores, quando Isa me chama pra ajudar ela com algo, acho, daí quando eu volto na mesa do professor tem um bolo, brigadeiros, refrigerantes e uma frase escrita "Boa viagem Breno". Cara, quando eu caí em mim e percebi que aquela festa era pra mim, eu quase chorei, mas consegui segurar. Gente, muito obrigado, eu amei a festa!! Sempre vou lembrar de nossos momentos.



Todos juntos.


David, Graça e Eu.



Minha ultima noite em Araripina


Minha ultima noite no Brasil foi com minhas amigonas na Pizzaria. Bem, nós conversamos, tiramos fotos, falamos sobre o intercâmbio e comemos pizza, claro. Rsrsrs. Depois fomos gastar o resto do dinheiro na sorveteria. Girls, quero lhes dizer que nunca vou esquecer daquela noite.


The girls.


All we together.




Bem, tudo em seu devido momento. Por enquanto só esse post, nos próximos dias irei postar mais sobre meu intercâmbio, tudo em seu devido lugar. See you guys.

Qualquer dúvida sobre meu intercâmbio, o Canadá, o PGM, ou qualquer outra coisa, você pode deixar aqui nos comentários ou na fanpage no facebook. Fanpage